As 4 etapas para construir um bom funil de marketing

Publicados: 2022-02-11

Ter um em seu negócio é certamente o bem mais valioso. Chega de esforços de vendas para conseguir clientes, desenvolva um Funil de Marketing automatizado. Hoje, vamos discutir isso. Vocês estão prontos?

Nós também estamos, vamos lá! ️ Como você deve saber, com o limite de 100 pedidos de conexão por semana no LinkedIn, a geração de leads ficou mais complexa. Mas agora, com o Waalaxy, você pode aproveitar o poder do LinkedIn e do e-mail para gerar mais visitantes em seu funil de marketing. Agora, vamos descobrir juntos o que você pode fazer com um funil automatizado Com um sistema automatizado você pode:

  • Economize tempo em sua prospecção b2b .
  • Gere mais prospects (ou leads).
  • Obtenha novos clientes para seus produtos/serviços.
  • Receba pagamentos 24/7.
  • Educar um público-alvo sobre um tópico relacionado ao seu tema.

Neste artigo, veremos como criar um funil de marketing eficaz que funcione no piloto automático e impulsione suas vendas. Pronto para ir? Vamos começar com uma primeira pergunta..

Funil de marketing: definição

Um funil de marketing automatizado (também chamado de “ túnel de conversão”, “funil de conversão”, “funil de vendas”) é um processo de vendas que permite transformar um simples visitante em um cliente fiel, passando por várias fases de marketing. Essa é uma definição bem simples, mas vamos nos aprofundar mais na próxima parte. ️

Quais são as 4 etapas do funil de marketing?

Um túnel de vendas permite acompanhar o internauta no processo de compra. Permite nutrir o prospect (lead nurturing ), ou seja, ajudá-lo a encontrar informações e tirar dúvidas para que ele acabe comprando o produto.

Este túnel possui 4 estágios: Visibilidade, Interesse, Decisão, Retenção.

Funil de vendas no e-commerce - como construí-lo e utilizá-lo? | Blog Dealavo

(fonte da imagem: Dealavo)

1. Visibilidade (ou "conscientização")

Dê-se a conhecer ao seu público-alvo.

Na fase de “visibilidade”, seu papel é criar uma marca com sua marca na mente do prospect. Pode ser sua marca pessoal ( branding pessoal) com seus serviços ou sua marca profissional (branding profissional) para seus produtos. O cliente em potencial deve estar ciente de que sua solução existe no mercado. Eles devem saber o nome da sua marca.

Para criar consciência, você deve:

  • Tenha uma presença forte nas redes sociais (e principalmente nas do seu target) – com uma conta profissional, você pode postar toda semana no LinkedIn , Instagram, Twitter..
  • Crie links com outras marcas – parcerias, patrocinadores, eventos, webinars , YouTube ao vivo..
  • Anuncie – Você também pode anunciar nas redes sociais, ou diretamente no Google com o Google Ads.
  • Use SEO – Crie artigos relevantes sobre sua experiência e produtos e siga as regras de SEO para ganhar posições no Google.

Para saber mais sobre estratégias a adotar nas redes sociais = siga o guia.

2. Os juros (ou “contraprestação”)

Na fase de “consideração”, o objetivo é fazer com que seu prospect queira saber mais. Para se interessar por isso. E para fazer isso, você precisa gerar:

  • Interesse pela sua marca – Posicione-se como um especialista em sua área por meio de sua comunicação.
  • Interesse no seu produto – Este produto é adequado para mim e pode atender às minhas necessidades? Através de tutoriais ou fichas de produto em seu site.
  • O desejo de adquiri-lo – é uma solução de qualidade? Que resultados posso esperar obter?

Esta fase é muito emocional. Você precisa pressionar os problemas em interesse. E pressione os benefícios no desejo.

Para ter sucesso nesta etapa, seu site de comércio eletrônico deve ser otimizado. A perspectiva deve ser capaz de responder a todas as suas perguntas com as informações em seu site/página de destino. Este também deve ser organizado e visual para capturar sua atenção.

Aqui está um exemplo de uma página de destino completa:

  1. O slogan explica rapidamente a proposta de valor da ferramenta.
  2. As avaliações permitem que você se posicione como um especialista e inspire confiança.
  3. Os recursos estão aí para orientar o usuário que precisa saber mais.
  4. A chamada à ação ajuda a criar a decisão de compra. (Passo número 3.)

3.A decisão (ou “modo de compra”).

É hora da automação de marketing. Na fase de “decisão”, você precisa transformar um lead quente em um cliente. Ele passou pelas duas primeiras etapas – ele sabe que você existe e sabe que você está vendendo uma solução que é interessante para ele.

A melhor maneira de ajudá-lo a tomar sua decisão é melhorar o UX – experiência do usuário. Obviamente, os cookies devem ser validados previamente. Torne seu site fácil na jornada do cliente :

Informações de pagamento pré-preenchidas, endereço de correspondência já registrado, hábitos de compras salvos.

Além de um site otimizado , você pode utilizar outras estratégias para direcionar a decisão de compra:

  • Uma campanha de e- mail ou uma campanha de marketing multicanal.
  • Acompanhamentos nas redes sociais,
  • Cupons personalizados.
  • mensagens do LinkedIn.

Este é o momento em que sua técnica de marketing é incentivar as pessoas que demonstraram interesse em sua marca e em seu produto a decidir.

4. A retenção

Agora o prospect sabe que quer comprar. Para ajudá-los a agir, use CTAs (call to action) nos lugares certos em seu landing ou site.

Esses CTAs podem ser diferentes e devem ser colocados em todo o seu blog, de forma fluida, sem agredir o prospect.

  • "Assine a newsletter"
  • "Entrar"
  • "Compre Agora"
  • "Experimente"
  • "Saber mais"
  • "Aproveite a oferta"
  • “Descubra a oferta”

Para melhorar sua taxa de conversão você pode contar com várias estratégias:

  • Exclusividade – “Crie o seu próprio design personalizado”.
  • Raridade – “Restam apenas 5 itens em estoque”.
  • Urgência. – Só hoje” “Oferta válida até” “Só hoje

Por que fazer um bom funil de marketing?

Um funil de marketing é um pouco como um slide. Ou seja, levará uma pessoa totalmente fria com fluidez e naturalidade para sua oferta paga. No entanto, a duração e o tipo de funil de marketing dependem de um critério principal: a temperatura do prospect.

Em outras palavras, a métrica que determina onde seu cliente em potencial está no processo de 3 etapas visto anteriormente (conscientização, consideração, decisão). Vamos dar uma olhada em algumas situações em que um funil de marketing automatizado será de grande ajuda para você.

Para converter mais leads e transformar mais clientes

Como dito antes, um túnel permite que você mude a fase de uma pessoa. Ou seja, seu estado:

  • Visitante.
  • Prospect.
  • Cliente.

Por exemplo, para converter mais clientes em potencial, você pode oferecer um recurso gratuito em troca do endereço de e-mail. Em seguida, redirecione-os para sua oferta paga depois de se inscrever para passar da fase de “lead” para “cliente”. ️

Para vender as suas ofertas de formação

Criar um funil de marketing automatizado é muito utilizado no mundo dos infoprodutos. Ou seja, na venda de produtos digitais como treinamento online. Por exemplo, algumas ferramentas podem te ajudar a criar um funil com muita facilidade. Os mais usados ​​são Systeme io e Clickfunnels.

Aqui está um exemplo de como criar um túnel que você pode enviar para suas ofertas de treinamento:

  • Capture a página para colher o primeiro nome e e-mail em troca de um recurso doado.
  • Página de agradecimento com um formulário de inscrição para um webinar em seu tópico.
  • Página de vendas que o usuário recebe após o webinar .

Em seguida, você envia uma série de e- mails automatizados para promover seu webinar. E você vende seu treinamento no final do seu webinar.

Para vender produtos e serviços

Se você vende produtos e serviços, também pode usar o poder de um túnel de vendas automatizado. Por exemplo, se você é um consultor/freelancer como designer gráfico, pode ajudá-lo a encontrar clientes facilmente. Veja como isso pode funcionar com um exemplo:

  • Você oferece um livro digital sobre “Como escolher corretamente a identidade do seu logotipo?”.
  • Você colhe o endereço de e-mail em troca do livro digital.
  • Você envia e- mails automatizados com seus designs, avaliações de clientes, etc.
  • Você faz uma chamada para ação no final do e-mail para sua página do Calendly.
  • Você oferece seus serviços por chamada de vídeo/telefone.

O mesmo vale para sites de comércio eletrônico. Este é apenas um exemplo para designers gráficos. Na próxima parte veremos como criar seu funil automatizado independente do seu tema.

Como criar um funil de marketing especializado?

Siga estes passos simples para criar sua máquina de vendas, que converte sem que você precise gastar muito tempo tentando convencer seus prospects a comprar.

Etapa 1: criar uma isca digital

O primeiro passo é encontrar algo para trocar pelas informações de contato do visitante. Basicamente, seu endereço de e-mail deve ser coletado. Mas você pode ir além e personalizar seu relacionamento com o cliente em potencial durante o ciclo de vida dele:

  • Primeiro nome.
  • Número de telefone.
  • Nome da empresa.
  • Site .
  • Seu endereço.
  • etc.

Existem muitas iscas digitais que você pode oferecer aos seus visitantes, lembre-se de sempre trabalhar na redação e ter um título cativante . Aqui vão algumas ideias: ️

  • Consulta gratuita.
  • Cupom de desconto.
  • Lista de controle.
  • Testes.
  • Vídeo.
  • Série de vídeos.
  • Caixa de ferramentas.
  • Calendário. ️
  • Podcast.
  • Entrevista.
  • Demonstração ao vivo.
  • Bilhete de entrada.
  • Treinamento por e-mail.
  • Produto físico.
  • Deslize o arquivo.
  • Computação gráfica.
  • Chamada telefónica.
  • Auditoria.
  • Estimativa de preço.
  • Papel branco.
  • Livro digital.
  • Camiseta.
  • Dados estatísticos.
  • Estudo de caso.
  • Guia explicativo.
  • PDF para download.
  • Webinar.
  • Treinamento on-line.

Encontre a dor número 1 do seu cliente em potencial e responda parcialmente com sua isca digital. Por exemplo, se você tem um site de comércio eletrônico , ofereça um cupom de desconto porque a principal dor é gastar muito. Por exemplo, se você é uma agência de webmarketing, ofereça uma auditoria de seu cliente em potencial em sua estratégia de marketing digital.

Por exemplo, se você é um consultor de SEO, ofereça uma consulta gratuita de 20 minutos para fazer perguntas sobre os problemas que seu cliente em potencial está enfrentando.

O objetivo de uma isca digital : criar uma primeira etapa de conversão entre um visitante e uma pessoa com uma necessidade. As etapas a seguir permitirão que você preencha essa necessidade.

Etapa 2: criar uma oferta de chamada

Uma oferta de chamada é algo que seu cliente terá dificuldade em recusar porque é tão irresistível para eles.

  • É uma oferta que tem uma proposta de valor real.
  • É uma oferta que não é cara (menos de 50€).

Pode ser por exemplo:

  • Um produto físico barato (caso do e-commerce).
  • Um treinamento em vídeo (o caso do infopreneurship).
  • Um software.
  • Um livro digital pago.
  • Um conteúdo premium.

O objetivo é transformar o prospect em cliente o mais rápido possível para levá-lo ao estado de “cliente”. Então, você poderá atualizar seu cliente. É o que veremos agora!

Etapa 3: crie uma oferta principal

Sua principal oferta é seu principal produto/serviço. Muitas vezes, você notará que, quando vende um produto principal para as pessoas, elas desejam ir além. É por isso que você pode oferecer um serviço bastante padronizado para atender a necessidade deles. isso pode ser

  • Um serviço manual.
  • Um longo treinamento em vídeo.
  • Um software.
  • Um treinamento.

O objetivo da sua oferta principal é conseguir qualificar seus compradores anteriores para identificar os mais hiperativos. Dessa forma, você oferece a eles ainda mais valor. Mas você descobrirá que, se aplicar isso em seu funil de marketing automatizado, algumas pessoas desejarão ir ainda mais longe.

Etapa 4: criar uma oferta premium

E é aqui que entra a oferta premium. Ou seja, uma oferta personalizada muitas vezes cobrada por desempenho em vez de tempo ou unidade. Por exemplo, isso pode ser:

  • Um acompanhamento de 6 meses com um coaching por semana e um relatório por mês.
  • Coaching privado até atingires o teu objetivo.

A vantagem dessa oferta é que você vai poder ajudar a pessoa a mudar de vida, já que vai receber tanto “classicamente” quanto premium se atingir o resultado definido pelo cliente.

Aqui está um exemplo com um consultor de geração de leads que deseja ajudar uma empresa de marketing na web a encontrar mais clientes.

O objetivo e o KPI podem ser: assinar 30 clientes no próximo trimestre. O preço do apoio pode ser de 1 500 €/mês + 5 000 € de bónus se o objetivo for ultrapassado. Obviamente, é difícil automatizar o processo de decisão de compra para uma oferta de alto padrão. Você precisa entender as necessidades da pessoa, propor soluções e definir resultados a sua oferta.

Mas se você quiser economizar tempo, ainda pode automatizar parte do processo de vendas. ️

Etapa 5: funil de marketing e automação

Você poderá automatizar a descida de clientes através deste funil de marketing:

  • Sua isca digital.
  • Sua oferta de chamada.
  • Sua principal oferta.
  • Sua oferta premium.
  • Sua página de vendas.

Para isso, você poderá utilizar ferramentas como Systeme io, Clickfunnels, OptimizePress, Podia e muitas outras. Muito fáceis de usar, eles geralmente são canivetes suíços na criação de um funil de vendas automatizado. Alguns deles são pagos, outros são gratuitos. Vamos dar uma olhada em como você também pode lançar seu funil hoje, mesmo com pouco dinheiro inicial.

Como criar um funil de marketing gratuito?

Depois de cuidar do seu processo de vendas , você precisa cuidar da parte da estratégia de marketing . O objetivo: criar o desejo de comprar seus produtos e serviços e ter uma vida confortável.

Crie uma conta no Systeme io

O Systeme.io é um software para criar funis de marketing e oferece uma versão freemium. Com a versão gratuita, você pode, por exemplo:

  • Colete até 2.000 contatos.
  • Envie e-mails ilimitados.
  • Crie 3 funis de marketing online de no máximo 10 páginas.
  • Crie 1 blog com seu nome de domínio.
  • Publique artigos de blog e trabalhe em seu SEO (para aparecer nos primeiros resultados do buscador utilizado pelo internauta)
  • Tenha um espaço de membro protegido por senha.
  • Tenha quantos membros quiser dentro.
  • Armazene arquivos ilimitados.
  • Automatize um mínimo de suas ações de marketing .
  • Crie 1 cenário automatizado.
  • Faça testes A/B.
  • Crie cupons.
  • Use as redes sociais para divulgar suas ofertas irresistíveis
  • Crie upsells, downsells e aumentos de pedidos.

Resumindo, você viu a enorme possibilidade que tem com a versão gratuita deste software. É tudo que você precisa para iniciar seu túnel.

Você também pode optar por aumentar suas vendas online com publicidade paga, como Google Adwords ou LinkedIn Ads.

Agora, veja como agir!

Crie a jornada do cliente passo a passo

Depois de criar sua conta gratuita, você pode começar a criar seu funil de marketing:

  • O primeiro passo é construir sua página de captura, ou seja, a página de destino que permitirá que você colete informações essenciais de seus prospects (pelo menos endereço de e-mail).
  • O segundo passo é criar sua página de vendas. Esta é a principal página de destino do seu negócio online. Ele permite que você venda seu produto ou serviço.

Como você cria uma ótima página de captura para converter o maior número possível de visitantes em leads?

Aqui estão alguns passos para criar uma ótima página de captura.

Entenda a dor do prospect

O primeiro passo é entender os pontos problemáticos de seus clientes em potencial.

  • Quais são suas maiores frustrações conscientes?
  • Quais são as dores profundas de suas frustrações conscientes?

É importante ir a fundo na pesquisa da necessidade.

Por exemplo, se você estiver no negócio de treinamento on-line imobiliário. A maior frustração consciente é não ganhar mais dinheiro para fazer mais coisas. Procure a frustração por trás disso.

Muitas vezes, é a falta de liberdade por trás disso. Por exemplo, na perda de peso, a frustração consciente do cliente em potencial é estar acima do peso.

Pergunte a si mesmo:

Por quê? Qual é a raiz deste problema?

Aqui, muitas vezes é o olhar dos outros que é a dor profunda.

Entenda a dor de seus clientes em potencial e coloque-a na frente e no centro da página de captura.

Crie a estrutura da página de captura

Use a estrutura AIDA aprendida anteriormente neste artigo e comece com um gancho poderoso que destaque a frustração consciente e a dor profunda, escrevendo um sub-gancho com o desejo da pessoa.

Em seguida, escreva um pouco para fazer a pessoa sentir que é sobre ela. Isso pode ser pressionando os problemas ou contando uma pequena história.

Em seguida, faça backup dos benefícios de sua oferta. Para fazer isso, comece declarando os benefícios e conectando-os com os recursos, e acrescente o significado depois (que toca em desejos profundos).

Um exemplo:

Como você cria uma página de vendas que vende seus produtos e serviços massivamente?

Para a página de captura, não é muito diferente, exceto que você irá um pouco mais longe. Ou seja, você vai focar sua mensagem nos resultados de seus clientes e em seus depoimentos. Você pode usar os 6 princípios de influência de Robert Cialdini para maximizar o poder de persuasão de sua página de vendas:

  • O princípio da reciprocidade (quanto mais você oferece, mais você recebe).
  • O princípio da consistência (um pequeno compromisso cria uma inércia de compromisso).
  • O princípio da prova social (outras pessoas agiram).
  • O princípio da autoridade (figuras de autoridade confiaram em mim, resultados).
  • O princípio da simpatia (o lado humano da sua oferta).
  • O princípio da raridade (edição limitada e exclusiva).

Trabalhe e adicione esses elementos em sua página de vendas para seu produto e serviço.

Teste o funil marketinf automatizado

Depois de ter seu túnel de vendas no lugar, você precisará testá-lo. Lembre-se de uma coisa:

O mercado está sempre certo.

É possível que suas ofertas não funcionem. Na verdade, o primeiro erro que os empreendedores cometem é tentar criar algo de acordo com seus desejos, em vez de projetar uma oferta que atenda a uma necessidade do mercado.

Métricas para uma página de captura

A taxa de conversão da sua página de captura dependerá quase inteiramente: da sua oferta e do seu copywriting. O design da Web atua na conversão, especialmente no ambiente B2B. Aqui estão alguns números:

  • Excelente taxa de conversão: >45%.
  • Taxa de conversão média: 10-45%.
  • Baixa taxa de conversão: <10%.

No mercado B2C um pouco menos, mas o design gráfico da sua página de vendas ainda terá que ser potável.

Métricas para uma página de pagamento

Aqui estão alguns números para uma página de pagamento:

  • Excelente taxa de conversão: >65%.
  • Taxa de conversão média: 20-65%.
  • Baixa taxa de conversão : <10%.

Como calcular seu funil de marketing

Agora veremos como calcular a lucratividade de seus funis de vendas. Isso permitirá que você saiba se seu funil automatizado merece ser otimizado ou inundado por publicidade . Vamos começar com um termo muito importante para entender, custo de aquisição do cliente ! ️

Calcular o custo de aquisição do cliente (CAC)

O CAC é o valor financeiro que custa em média, na promoção para conseguir 1 cliente. Por exemplo, se você gasta 17€ no Google Ads para conseguir uma venda, seu CAC é 17.

Você entendeu: é muito importante para o seu negócio reduzir ao máximo o seu CAC para aumentar sua lucratividade, e isso complementa com a próxima métrica muito importante, que é.

LTV (valor do tempo de vida) é a quantia financeira que um cliente traz para você, em média, ao longo de seu ciclo de cliente. Para te dar um exemplo:

  • Se um cliente lhe trouxer 400€ em vendas ao longo de vários meses/anos, o LTV é de 400.

Esse é o valor total que seu cliente arrecadou. Ao contrário do seu CAC, seu LTV deve ser o mais alto possível para garantir a lucratividade do seu negócio. Mas agora como saber se você é lucrativo? Isso é o que veremos imediatamente.

Calcule o ROI e otimize-o

O ROI (retorno do investimento) é uma métrica que garante a rentabilidade de uma ação. Se o ROI for maior que 1, é lucrativo. Se for menor que 1, não é lucrativo. E para calculá-lo nada é mais simples:

ROI = LTV/CAC.

Vamos dar um exemplo. Tens um CAC médio de 88€. E o LTV médio é de 274€. Seu ROI é, portanto: 274/88 = 3,11. Isto significa que por 1€ investido na sua promoção, no final sairão 3,11€. Obteve 2,11€ de margem bruta por euro investido.

E no seu funil de marketing automatizado, tente prestar atenção em quanto você investe na entrada para levar as pessoas para dentro do túnel, e quanto você recebe de volta na saída. Torne o ROI o mais alto possível e otimize cada etapa do túnel para elevar seu ROI .

Use o Waalaxy para otimizar o desempenho do seu funil de marketing automatizado

Waalaxy, nossa ferramenta de prospecção e automação de e- mail B2B LinkedIn vai te ajudar a colocar pessoas na entrada do seu túnel, com um custo menor. Aliás, o Waalaxy tem uma versão gratuita para você usar a ferramenta com tranquilidade.

Você poderá :

  • Envie convites em massa automaticamente para as pessoas-alvo.
  • Envie uma série de mensagens automáticas para promover sua página de vendas e captura.
  • Fortaleça sua base de dados de contatos.
  • Faça mais vendas.

Ao contrário de outras ferramentas, o Waalaxy não limita o número de convites que você pode enviar por dia. E é totalmente seguro. Você pode escolher entre mais de 12 sequências automatizadas para começar a prospectar pessoas e colocá-las em seu túnel.

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Conclusão do artigo: o que é um funil de marketing de prospecção?

Hoje neste artigo, você descobriu os seguintes pontos:

  • O que é um funil de marketing?
  • Como funciona um funil de marketing automatizado?
  • Por que fazer um funil de marketing?
  • Como criar um funil de marketing especializado?
  • Como calculá-lo?
  • Usando uma ferramenta de automação , também conhecida como Waalaxy, para otimizar seu desempenho.

Perguntas frequentes

Qual é o melhor funil de marketing?

Essa questão é bastante complicada porque, dependendo dos seus objetivos e necessidades, a escolha do software para criar um túnel pode variar. Neste artigo, apresentamos o Systeme.io, mas você pode usar Clickfunnels, OptimizePress ou Podia.

Como fazer um funil de marketing?

Explicamos acima, mas aqui estão os principais passos ️ para fazer um funil:

  • Trabalhe em suas personas,
  • Crie conteúdo de alto valor agregado,
  • Promova seu conteúdo,
  • Crie ofertas de conteúdo freemium e premium,
  • Otimize o SEO e o SEA do seu site,
  • Crie túneis de conversão.

O que é sistema IO?

Como dito anteriormente, este software SAAS é uma ferramenta que reúne todas as ferramentas necessárias para criar um site e desenvolver um negócio online.

Pronto, agora você já sabe como criar e divulgar sua página de vendas, e criar um Funil de Marketing automatizado com Waalaxy. Não precisamos ensinar mais nada, tudo o que você precisa fazer é começar.